Não se atrase mais no dia a dia

Você vive atrasado? Perde compromissos? Gera mal estar entre colegas de trabalhos e familiares? Não consegue chegar pontualmente nem para buscar o filho, que estuda numa escola a duas quadras do seu escritório? Calma! A Organização te ajuda a ter uma percepção mais clara do TEMPO!!!!

Após alguns anos trabalhando com Organização de residências, escritórios e documentos, venho percebendo que o fator “atrasos”, está muitas vezes ligado a uma falta de percepção do tempo. Ou seja, uma falta de noção, de quanto tempo se leva para fazer cada coisa que fazemos durante o dia.

Calma!!!! Não estou sugerindo que você saia cronometrando quanto tempo leva para ir de elevador até seu andar, para ir da sala até o quarto, para abrir a bolsa e procura as chaves, etc. Não é isso!

Certa vez, conversando com uma aluna em treinamento, ela me disse que atrasava todos os dias para buscar o filho na escola. Em seguida outras alunas já completaram: “O trânsito em São Paulo é caótico….”. Sim, o trânsito está ruim… Mas já sabemos que é assim! O imprevisto é quando está livre, e não quando está parado! Mas no meio da discussão, perguntei para ela: “Ele estuda num bairro muito distante do local de onde você sai para buscá-lo?” Silêncio… Resposta da aluna: “Não. Ele estuda a duas quadras do meu escritório”.

Veja bem, ao contrário do que muitos podem estar pensando agora, minha reação perante esta colocação, foi de total aceitação! Quanto mais simples a tarefa, ou mais próximo o local onde alguém que ir, mais fácil é estar atrasado, pois nem sempre as pessoas prestam atenção no TEMPO.

Para andarmos duas quadras de carro, sem trânsito, levamos, um, dois ou três minutos, não importa, é muito rápido! Mas não é esta a conta que se tem que fazer, para garantir que chegará no horário!!! É fundamental que você entenda como o tempo se desenrola, para que você possa ajustar o horário para iniciar cada tarefa que tem para cumprir.

Então vamos começar com algo que você faz com muita frequência, por exemplo, buscar o filho na escola. Considere:

  1. Onde você está quando sai para buscá-lo?
    • Num casa,
    • Numa prédio,
    • Em que andar,
    • Como é o fluxo de movimento dos elevadores neste horário.
  2. Você vai andando ou de carro?
    • Onde fica seu carro,
    • Qual a facilidade para pegar o carro e sair do prédio,
    • Você simplesmente pega o carro ou depende de um motorista?
    • O que faz quando entra no carro? Liga e sai ou coloca celular para carregar, pega mensagens, passa batom, etc.
  3. Como é o trânsito nestas duas quadras?
  4. Você pega fila na porta da escola?

Conseguem perceber? Como o simples fato de vocês observarem o TEMPO!!!! Já fará com que a frequência dos atrasos, DESAPAREÇA!

Não significa que você nunca mais atrasará para nenhum compromisso, pois imprevistos acontecem! Mas deixe os atrasos fazerem parte dos seus imprevistos e não da sua rotina. Seguem algumas dicas para aumentar a sua percepção em relação ao tempo e evitar atrasos:

  • Veja o horário do compromisso com antecedência.
  • Calcule o tempo que levará em trânsito, ou seja, do ponto de partida ao ponto de chegada.
  • Utilize o waze, ou qualquer outro GPS, para te auxiliar com isso. ( Considere os horários de pico do trânsito)
  • Acrescente quinze minutos de imprevistos.
  • Considere tempo com elevador, manobrista, recepção, portaria, etc.

No início pode ser que você precise pensar um pouco antes de cada compromisso, pode ser que precise planejar. Mas em bem pouco tempo, isto será um hábito. Além disso, alguns compromissos se repetem, e nestes casos você já saberá, de quanto tempo você precisa para cumprir seu horário!!!

Boa sorte!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *